terça-feira, 5 de junho de 2012

A luta contra as sacolas plásticas é mundial

                                         

O combate ao uso excessivo das sacolas plásticas não é exclusividade de algumas cidades brasileiras. Nos últimos anos, nações de todos os continentes aboliram ou restringiram o uso ou a distribuição dos sacos plásticos em seu território. Esta tendência vem se confirmando não somente nos países desenvolvidos, mas também em nações pobres, como Tanzânia, Ruanda e Somália, em que a proibição do plástico se tornou uma questão de saúde pública.
Embora não haja nenhum plano global ou modelo, ao longo dos anos os países foram criando as suas próprias legislações contra o uso desenfreado das sacolas plásticas, que vão desde leis estaduais ou federais, restrições de uso, planos de conscientização ou até mesmo a prisão.
As campanhas de conscientização são uma das alternativas mais usadas, adaptando-se a cada realidade. No Chile, na Alemanha e na Suécia, os comerciantes são incentivados a sugerir aos clientes alternativas de substituição do plástico, como sacolas de pano, caixas e outros materiais retornáveis. Na Somália, as pessoas voltaram a utilizar cestas e caixas. Já na França, as empresas que produzem sacolas biodegradáveis têm incentivos federais para produzir mais.
A proibição formal, uma medida adotada em muitos países, nem sempre pode barrar a demanda crescente de plástico. Um exemplo que ilustra esta situação é o caso de Bangladesh, que proibiu a distribuição e venda das sacolas por conta da sujeira acumulada em seus bueiros, mas voltou atrás oito anos depois, e hoje os sacos poluem novamente as ruas do país.
"500 bilhões de sacolas plasticas são consumidas por ano no mundo todo.Achou muito?A natureza também"
1º E-Grupo 5

3 comentários:

  1. Talvez proibir o uso seja a única maneira de acabar com este inimigo da natureza, já que poucas pessoas têm consciência dos problemas ambientais que estes sacos plásticos geram. Esta proibição deveria ser adotada por todos os países para o bem de todos e principalmente do meio ambiente


    Grupo 5 - 3ºE

    ResponderExcluir
  2. Realmente proibir as sacolas plásticas é um ótimo meio de ajudar o planeta. Sacolas plásticas causam poluição, podem entupir boeiros e com isso causar uma enchente, levando doença à população. Porém, essa atitude não foi muito aceita pela população (em uma grande maioria brasileira) já que, aqui no Brasil, em muitas cidades os caminhões de lixo não recolhem o lixo se não estiverem devidamente embalados em sacolas plásticas, o que fez com que o consumidor tivesse que desembolsar e comprar as sacolas plásticas para si (sabe aquelas pretas?). A atitude de "banir" as sacolas plásticas dariam certo sim, mas se os caminhões pegassem o lixo em caçambas, como nos Estados Unidos, mas isso geraria um custo alto para a prefeitura.

    --1ºC, G5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite