quinta-feira, 7 de junho de 2012


SP discutem proibição da distribuição de caixas de papelão em supermercados

Depois de os supermercados de São Paulo suspenderem a distribuição de sacolas plásticas, vereadores da maior cidade do país discutem a proibição do uso de caixas de papelão para transportar compras feitas nesses estabelecimentos. 

Desde que as sacolinhas deixaram de ser distribuídas, em abril, as caixas de papelão tornaram-se alternativas adotadas por supermercados para que os clientes possam acondicionar os produtos comprados. Mas tramita na Câmara Municipal paulistana um projeto de lei, de autoria do vereador Francisco Chagas (PT), que pode colocar fim ao uso das caixas. A proposta é fundamentada em questões de ordem sanitária: as caixas de papelão seriam anti-higiênicas. Mas fabricantes de plásticos também têm interesse na matéria.
Segundo a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de São Paulo, o Instituto Socioambiental dos Plásticos apresentou um estudo que analisou caixas de papelão, sacolas plásticas e salcolas de pano (ecobags) e que teria constatado a presença de bactérias em 80% das amostras de papelão verificadas.
Ouvido pela Câmara, Vital Oliveira, arquiteto da divisão de Higiene do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, questiona os resultados da pesquisa
— A quantidade de bactérias encontradas está abaixo dos níveis adotados como padrão mundial. Precisamos ter definido qual é o conceito de contaminação para podermos afirmar que as caixas de papelão podem trazer algum tipo de problema para a saúde da população — pondera Oliveira



3°E - Grupo 4 

2 comentários:

  1. Bem , na minha opinião , eu acho o ato correto pelo fato de como terem analisado e for verdade , todos que usam as caixas de papelão correm o risco de serem contaminados com as bactérias encontradas nas caixas de papelão . Na minhã opinião , o mais correto a fazer é parar totalmente com esse negócio de sacolas plasticas , tanto em distribuir , quanto em vender . As mesmas deviam parar de ser produzidas . Essa "lei" ou ato demonstrado acima deveria também ser feito , e deveria ser adotado somente o ato de serem usadas sacolas de pano (as ecobags)como dito acima .

    Comentário De : Renan De Souza Vieira - N° 32 - 1°B

    ResponderExcluir
  2. EU ACHEI A POSTAGEM ÓTIMA E QUE VOCÊ ABRANGEU UM ASSUNTO MUITO POLEMICO POREM QUE MUITAS PESSOAS TEM DUVIDAS, OLHANDO DO PONTO DE VISTA DOS PESQUISADORES ACHO QUE NÃO SERIA CORRETO USAR AS CAIXAS DE PAPELÃO E ALÉM DAS BACTÉRIAS TAMBÉM IRIA GERAR UM GRANDE AUMENTO DE CAIXAS DE PAPELÃO NOS LIXOS.
    COMENTÁRIO DE:Marcela Marques Fonseca N°26 1°F

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite