segunda-feira, 4 de junho de 2012

Unesco aposta na educação para garantir êxito da Rio+20

A Unesco apresentou nesta quarta-feira os principais pontos que deseja levar à Cúpula para o desenvolvimento sustentável da Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho, e alertou que a educação é a base para alcançar "economias verdes e sociedades verdes".
O diretor-geral adjunto da Unesco, Hans D'Orville, explicou à imprensa que este ponto "ainda não é um item obrigatório" nas atuais minutas da declaração final da reunião e, por isso, trabalham para conseguir incorporá-la na agenda do evento "em um sentido amplo".
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considera que, apesar das "melhoras substanciais" obtidas nos últimos 20 anos em matéria de meio ambiente, ainda há muito o que fazer. "As sociedades verdes são sociedades educadas em todas suas dimensões", afirmou D'Orville, que aponta o investimento educativo como a principal "chave" para uma produtividade e um crescimento sustentáveis no futuro.
"Esta é uma cúpula de gerações", declarou o diretor-geral adjunto da organização, em alusão às duas décadas que se passaram desde a histórica reunião realizada no Rio em 1992 (Eco 92), a qual fixou planos de ações ambientais "ainda não alcançados" em muitos aspectos. A cultura, "grande ausência" neste tipo de eventos, é a outra aposta da Unesco, apesar que, segundo D'Orville, os países se mostram "inexplicavelmente reticentes" a incorporá-la na declaração final.
O organismo trabalha para incluir esta importante temática no programa como "motor de desenvolvimento e catalisador das políticas de desenvolvimento sustentável". A Unesco também espera transformar a ciência em um assunto de primeira ordem "em apoio das transformações verdes" e, por isso, pediu um maior investimento e um reforço em todos os níveis educativos.
Os projetos ambientais da Unesco versam principalmente sobre a água, já que "o futuro deve ser verde, mas também azul". Neste sentido, na Rio+20, a Comissão Oceano gráfica Intergovernamental do organismo apresentará seu relatório Blueprint for Ocean and Coastal Sustainability, que inclui dez recomendações para melhorar o estado dos oceanos e das costas. Apesar de admitir que os objetivos e expectativas sobre este encontro são muito ambiciosos, D'Orville explicou que a Unesco marcará presença com a intenção de "equilibrar as vontades" de seus países-membros e lembrou que "já há acordos alcançados" em diversas matérias.

Grupo 4 . 1°C

Um comentário:

  1. Projeto de Recuperação
    6a. série - Matemática
    http://sites.google.com/site/cidmatematica
    Este link faz parte do projeto de recuperação, que será implementado no início do 3o. bimestre.

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite