quinta-feira, 13 de setembro de 2012


A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.

Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos. A poluição também tem causado danos aos ecossistemas e ao patrimônio histórico e cultural. Resultado desta poluição, a chuva acida mata plantas, animais e vai corroendo, com o passar do tempo, monumentos históricos (prédios, monumentos, igrejas ,etc).


O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, impedindo a dissipação do calor. Desta maneira, o calor fica concentrado nas camadas baixas da atmosfera, provocando mudanças no clima. Pesquisadores afirmam que já está ocorrendo a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão entrar em extinção e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais frequência e intensidade.
G3





3 comentários:

  1. O ser humano de hoje possui a necessidade de poluir. Percebe-se facilmente a dificuldade em não poluir, mas o problema é quando não se tem controle sobre isso. O mundo precisa se movimentar, se locomover e produzir alimentos e energia. Muitas pessoas estão se conscientizando sobre tais fatos que causam uma enorme poluição, porém ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o mundo não acabe tão cedo, além de que se possa ter uma vida mais saudável.

    G3

    ResponderExcluir


  2. pela postagem acima verifica-se que a poluição é gerada pelos produtos fosseis que são usados principalmente nas industrias de base e são prejudiciais ao meio ambiente porem é a base para o desenvolvimento sendo que o efeito causado é mal necessario ainda pois os investimentos em enegias alternativas ainda caminha muito devagar sendo que num futuro proximo a atmosfera será afetada e corre o risco dos seres humanos desaparecem gradativamente.

    ResponderExcluir
  3. G6 por conta do esquecimento no comentário a cima....

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite