terça-feira, 4 de setembro de 2012


                      Lixo na sociedade
Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global, devido o seu acondicionamento inadequado resultando em  graves problemas ambientais. O lixão é a descarga de resíduos a céu aberto, sendo uma forma inadequada de disposição final de resíduos sólidos sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. Isso ocorre porque nos dias atuais, com o avanço tecnológico e industrial, a sociedade passou a ter diferentes hábitos de consumo que vem gerando um lixo em diferentes quantidades e diversidades. O lixo representa hoje uma grande ameaça á vida do planeta por duas razões fundamentais: a sua quantidade e seus perigos tóxicos. Infelizmente o governo durante anos tratou com descaso os lixões que invadiam o país, mas graças a alguns eventos nos próximos anos no Brasil, foi determinado a adesão dos aterros sanitários ou controlados  até 2015.            No caso dos aterros sanitários o lixo é depositado em local impermeabilizado por uma base de argila e lona plástica, o que impede o vazamento de chorume para o subsolo. Diariamente, o material é aterrado com equipamentos específicos para este fim. Existem, também, tubulações que captam o metano, gás liberado pela decomposição de matéria orgânica e que pode ser usado para gerar energia.                                                                                                      

E nos aterros controlados são intermediários entre lixão e aterro sanitário. Neles, há cobertura diária do lixo com terra, importante para evitar mal cheiro e proliferação de insetos e animais, mas a capacidade de impedir a contaminação do solo e águas subterrâneas não é completa.                                             Nós cidadãos, realmente esperamos que essa iniciativa seja colocada em prática o mais rápido possível, pois o planeta terra pede SOCORRO !
Grupo 2


            
 

Um comentário:

  1. Como os lixões produzem uma quantidade muito grande de gás metano,seria legal se todo aterro fosse encanado para captar todo o gás,e com isso gerar energia.

    Nome:Ariela Moraes
    N°:42
    Série:1°B

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite