terça-feira, 4 de setembro de 2012

Destino do Lixo


   O destino mais utilizado para o lixo é o aterro sanitário, que consiste em grandes áreas onde se deposita o lixo a céu aberto. Essas áreas devem ser bem afastadas da cidade em função do mau cheiro e para evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas.
   Há dois modos considerados mais adequados para o tratamento do lixo: as usinas de compostagem, que utiliza a fermentação da matéria orgânica, produzindo adubo e recursos energéticos, como por exemplo, o gás metano e a técnica da reciclagem, que consiste em reaproveitar os diversos tipos de lixo para prevenir o acúmulo deste no ambiente.
Lixo de primeiro mundo
   Pesquisas apontam que o lixo brasileiro é um dos mais ricos do mundo, principalmente em matéria orgânica, derivada de alimentos que são descartados, mas não podemos nos gabar desse “título”, pois isso quer dizer que a população de nosso país está desperdiçando elementos que poderiam ser reaproveitados. Isso mostra a falta de consciência pelas questões ambientais.
   Esse ponto também acentua um grave problema social, pois muitas pessoas sem recursos sobrevivem utilizando esses resíduos que são descartados para alimentação, mostrando a condição de vida degradante dessas pessoas, principalmente nas grandes cidades.
Curiosidades
- A queima de lixo libera até 27 metais pesados e gases. Eles constribuem para a formação de chuva ácida;

Grupo 4 - 3ºA

4 comentários:

  1. Eu acho que os moradores deveriam reciclar o lixo antes de mandar para o aterro sanitário, porque isso iria reduzir muito lixo, e com isso não teria tanta contaminação com águas subterrâneas e não formaria tanta queima de lixo.
    Jaine Nº 15

    ResponderExcluir
  2. A saída mais usada para a eliminação do lixo doméstico atualmente no Brasil são os aterros sanitários. Mas com o acúmulo desse material nos aterros, ocorre a fermentação da matéria e como consequência desse processo, dois subprodutos surgem: o chorume e o gás metano.

    Amanda Okada nº01 1ºB

    ResponderExcluir
  3. O aterro sanitário é, no momento a melhor solução para acondicionamento do nosso lixo. Compactado e enterrado ele incomoda menos. O que podemos e devemos fazer é separar do lixo que geramos, todo material que pode ser reciclado. Assim geramos menos lixo. Isto não se tornou um hábitogeneralizado porque o valor venal desses produtos é baixo. Mas já há muita gente vivendo exclusivamente da coleta e venda de materiais recicláveis que seriam levados para o aterro sanitário.
    Caroline Rebordões de Andrade nº07 1ºB

    ResponderExcluir
  4. Podemos concluir que o principal, ou um dos principais motivos, pelos quais o lixo no Brasil é lançado nos aterros ao invés de ser destinado a usinas de reciclagem é o fato de que este processo é aproximadamente, 15 vezes mais caro do que o uso de aterros.
    Muitos elementos que poderiam ser reutilizados estão sendo jogados fora sem nenhuma importância, e a população deveria ter mais cuidado nessa parte, pois as pessoas mais humildes utilizam os restos desses alimentos e resíduos para sobreviver.

    Grupo 5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite