terça-feira, 4 de setembro de 2012

Lixos Orgânicos


Lixos orgânicos são os resíduos de origem vegetal ou animal que não são recicláveis e que são decompostos com facilidade pelos microorganismos do solo podendo ser tratados por processos de decomposição como a compostagem.
A compostagem nada mais é do que uma decomposição por microorganismos acelerada artificialmente e que transforma os resíduos orgânicos em composto, uma substância estabilizada com propriedades que permitem usá-la como adubo. Para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica, o homem pode lançar mão de recursos como controlar a temperatura, a umidade, a acidez e a aeração dos resíduos. O resto fica por conta dos microorganismos decompositores. Um processo que pode levar meses em condições desfavoráveis, se realiza em alguns dias em ambiente controlado..
Compostagem doméstica:
 Quem mora em casa ou dispõe de um espaço adequado pode fazer a compostagem doméstica. Dessa forma, os resíduos orgânicos são compostados perto de onde são gerados e viram adubo para jardim e quintal. A compostagem doméstica é fácil de fazer e não requer muitos cuidados. Deve-se evitar, nesse caso, alguns resíduos orgânicos como papéis higiênicos usados ou dejetos de animais domésticos porque há riscos de transmissão de doenças..

Grupo 6, 3ºA

3 comentários:

  1. O lixo orgânico que muitas vezes acaba por ser indevidamente despejado em lixões, onde polui ao liberar o chorume, poderia ser utilizado na criação de algo positivo como o adubo que trás benefícios para plantas enquanto ajuda a salvar nosso planeta. Pietra nº31 1ºB

    ResponderExcluir
  2. O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.
    Este tipo de lixo também pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano. Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem.
    Gabrielly . numero 10. 1°B

    ResponderExcluir
  3. Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar conseqüências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. nome: mirela santána n:28 1ºB

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite