quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lixo Nuclear

O lixo nuclear é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso.
Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:
  •  Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear. 
  • -Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.
  •  Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x.    
O lixo nuclear deve ser transportado, tratado e isolado com máximo rigor de cuidado, seguindo diversas normas de segurança internacionais, a fim de evitar qualquer tipo de acidente ou contaminação. Um dos principais problemas atuais é o destino deste tipo de lixo.
O contato do ser humano com este tipo de lixo pode ter como conseqüência o desenvolvimento de várias doenças (câncer é a principal) e até a morte imediata.

Curiosidades: 
  •   O lixo nuclear pode levar de 50 a 100 anos para perder toda sua radiação. 
  • No Brasil, ocorre a produção de lixo nuclear nas Usinas Atômicas de Angra I e Angra II, situadas em Angra dos Reis (RJ).  
 Grupo 3

Um comentário:

  1. Esse tipo de lixo não pode ser tratado como lixo comum, pois eles possuem um tipo de radiação que é muito nociva para nós. Quando esse material passa pelo processo de “fissão nuclear, eles se desentregam e passam a emitir raios gama”.
    Os raios gama são muito perigosos, devido as grandes consequências como: a contaminação ou a possibilidade de provocar um acidente. E para que isso não ocorra, basta dar um destino correto para esses materiais.

    Nome:Thalita Da Silva Ribeiro N°36 1°B

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite