domingo, 9 de setembro de 2012

Lixo: reciclagem



Se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta, e é aí que entra a reciclagem. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Essa prática além de preservar o meio ambiente, também gera riquezas e é uma forma econômica para muitas indústrias que estão reciclando materiais para reduzir os custos de produção.
A necessidade de "reciclar" foi despertada pelos seres humanos a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra, pois contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. E um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Cada vez mais, com grande crescimento populacional, os centros urbanos tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. 
Assim como nas grandes cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Podemos contribuir com isso, fazendo a nossa parte e separando o lixo "sujo" do lixo "seco", facilitando assim, o processo de separação dos materiais recicláveis como o vidro, o papel, o metal e o  plástico.


Grupo 1

2 comentários:

  1. A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

    No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

    Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
    Wesley Nº 40

    ResponderExcluir
  2. Acredito que, os interesses naturais - ou seja, tudo aquilo que surge de forma imutável na natureza para os humanos, são mais importantes do que os desenvolvimentos dos magnatas industriais ou da demanda populacional. Somos 60% (número obviamente não exato) dos animais na Terra e simplesmente ignoramos os interesses daqueles que não têm o direito de se defenderem.
    Reciclando, podemos diminuir os impactos ambientais à cerca de 20%, que, comparado ao que cada um de nós produzimos diariamente (1 kg), é muita coisa e tem muito valor ambiental.
    Devemos buscar um desenvolvimento sustentável, diminuir esse consumo excessivo - digno de pena - que a sociedade capitalista nos impôs e buscarmos a igualdade dos seres; Não só dos seres humanos (como pregamos alguns de nós, através de um regime sócio-econômico); Mas sim, os direitos de todos os seres que dividem esse habitat conosco, alguns deles, muito antes de nós!



    Grupo 6.

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite