segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Onde despejar nosso lixo.


Lixo e seus locais de despejo.

Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigênio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, assim como os restos de organismos mortos são, em condições naturais, reciclados pelos decompositores. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos como a erosão, podem também, a um escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares.
Resíduos orgânicos
O chamado lixo orgânico tem origem animal ou vegetal. Nessa categoria inclui-se grande
parte do lixo doméstico, restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, etc. Quando acumulado ou disposto inadequadamente, o lixo orgânico pode tornar-se altamente poluente do solo, das águas e do ar.A disposição inadequada desses resíduos cria um ambiente propício ao desenvolvimento de organismos patogênicos. O lixo orgânico pode entretanto ser objeto de compostagem para a fabricação de adubos ou utilizado para a produção de combustíveis como biogás, que é rico em metano.

Os lixos podem ser despejados em diversos lugares, porém o mais adequado para os dias de hoje seriam os aterros, devido a sua praticidade. Outros meios apesar de muitas vezes serem mais eficientes, acabam sendo muito caro e se tornando pouco acessível as condições socio-econômicas atuais. Mas não podemos esquecer que lixos tóxicos, devem ser separados em locais de difícil acesso a população, pois sua degradação é lenta e muito demorada.

Grupo 6, 3ºC



3 comentários:

  1. Vinícius Souza Faria.
    nÚMERO 39


    A coleta seletiva deve começar em casa, estendendo-se às cooperativas reciclando-se a maior quantidade de lixo, diminuindo assim o aterro sanitário

    ResponderExcluir
  2. Se houvesse um descarte adequado do lixo nas grandes cidades, iria ter um conceito sobre o lixo, poderiamos ter mais oficinas de reciclagem, locais adequados e de fácil acesso para o descarte desses matériais. Com isso, as oficinas de reciclagem iriam gerar mais empregos para os mais necessitados, é iria salvar o planeta.

    Laura S. de Oliveira N°21 1° Colegial B

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite