quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Problemas ambientais causados pela poluição

A poluição gerada nos centros urbanos de hoje são resultado, principalmente, da queima dos combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo (gasolina e diesel). A queima destes produtos tem lançado um alto nível de monóxido e dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Estes dois combustíveis são responsáveis pela geração de energia que, alimenta os setores industrial, elétrico e de transportes de grande parte das economias do mundo. Portanto, coloca-los de lado atualmente é extremamente complicado.Este tipo de poluição tem provocado muitos problemas nas grandes cidades. A saúde das pessoas, por exemplo, é a mais afetada com a poluição atmosférica. Várias doenças respiratórias como a bronquite, rinite e asma levam milhares de adultos e crianças aos hospitais todos os anos.O clima do planeta também é afetado pela poluição atmosférica. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura no planeta Terra. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, impedindo a dissipação do calor. Desta maneira, o calor fica concentrado nas camadas baixas da atmosfera, provocando mudanças no clima. Pesquisadores afirmam que já está ocorrendo a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies animais poderão entrar em extinção e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência e intensidade.

Grupo 5-1ºE

2 comentários:

  1. Eu concordo,mais acho que o que falta é a população tomar consciência disso, porque o que adianta avisarmos e ensinarmos se ninguém toma providencia de nada.
    A divulgação do problema é um inicio, mais só isso não vai acabar com a poluição nas cidades.

    Mateus de Simone n 24

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com meus colegas, a poluição está se agravando cada vez mais.
    Será que a população não percebe que oque fazemos no presente nos afeta no futudo? Milhares de pessoas sofrem de problemas respiratorios e por conta do calor que a poluição gera milhares de geleiras estão desmoronando e por consequencia a o aumento do nivel do mar e com isso surgem os alagamentos das cidades litorâneas, sem falar nas espécies que correm o risco de entrar em extinção. Perceberam o tanto de problemas que a poluição gera, se cada um fizer sua parte podemos diminuir esses números de acontecimentos, não custa nada ir de carona para a escola ou para o trabalho, ou pegar o transporte coletivo para ir de um lugar para o outro, fazendo isso diminuimos o número de carros em circulação diminuindo também o engarrafamento de cidades grandes e principalmente o aumento da poluição.

    João Naves n°48 1E

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite