quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Tudo sobre o lixo!


1) Origem:

- Domiciliar (residências).
- Comercial (é o que pode conter a maior porcentagem de resíduos recicláveis, dependendo do tipo de estabelecimento. Se for um restaurante, por exemplo tem potencialidade para a compostagem e se for um escritório, tem grande quantidade de papéis e, portanto, serem destinados para a reciclagem).
- Público (varrição das vias públicas, limpeza de praias, galerias, córregos, restos de podas de plantas, limpeza de feiras livres, etc.)
- Industrial.
- Hospitalar ou de serviços de saúde.

2) Sua composição química:

Orgânico (ou biodegradável): restos de alimentos, cascas de frutas, de legumes e de ovos, cabelos, podas de jardim, excremento de animais etc.

3) Uma classificação mais simplificada pode ser estabelecida simplesmente para a população identificar mais facilmente os resíduos:

- Lixo Comum:

Resíduos gerados comumente pela população, como papéis, embalagens de plástico, metais ou vidro, restos de alimentos, tecidos, etc. O lixo comum pode conter resíduos das três diferentes classes de periculosidade.

- Lixo especial:

Aqueles que necessitam de coleta ou destino diferenciados, pois podem causar tanto impactos ambientais como problemas para a saúde pública.

Exemplos: Entulhos e resíduos perigosos.

Em todas as fontes geradoras podem existir diferentes tipos de resíduos. Por exemplo, em uma residência podem ser gerados tanto resíduos comuns como resíduos perigosos. Portanto, é fundamental que cada resíduo seja identificado e separado corretamente para que tenha tratamento e destinação adequados. E esta separação deve ser realizada na fonte geradora, ou seja, por cada um de nós (ver separação e destinação de resíduos).

- O tempo que a natureza leva para decompor alguns dos produtos:

  • Papel: de 3 a 6 meses;
  • Pano: de 6 meses a 1 ano; 
  • Filtro de cigarro: 5 anos;
  • Chiclete: 5 anos;
  • Madeira pintada: 13 anos;
  • Nylon: mais de 30 anos;
  • Plástico: mais de 100 anos;
  • Metal: mais de 100 anos;
  • Borracha: tempo indeterminado.
  • Vidro: 1 milhão de anos.

Grupo 2.

2 comentários:

  1. Concordo com as informações da postagem, eu também acho que devemos separar o lixo adequadamente para não termos problemas com a nossa saúde.
    Aprendi com a postagem mas acho que deveria ter algumas informações sobre os aterros do brasil apenas para completar a postagem.
    Mas concordo com as informações.
    Grupo 1

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite