terça-feira, 11 de setembro de 2012

Petróleo e seus efeitos no meio ambiente
 
O derramamento de petróleo é um tipo de poluição ambiental muito difícil de ser contido, por diversos fatores.O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado geologicamente .É uma substância líquida oleosa de coloração escura,que pode ser extraída no continente, em terra firme e também no assoalho oceânico.
A utilização do petróleo traz grandes riscos para o meio ambiente desde o processo de extração, transporte, refino, até o consumo, com a produção de gases que poluem a atmosfera.
Os piores danos acontecem durante o transporte de combustível, com vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros e entre outros casos.
Esse derramamento acontece em razão de falhas estruturais dos equipamentos, falhas humanas na execução e também pela exercida no fundo do oceano que pode causar fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo.
Em um desastre ambiental desse tipo são lançadas no mar quantidades enormes do produto, formando manchas que são espalhadas pelas correntes marítimas e pelas correntes de ar.
A poluição causada pelo petróleo é muito tóxica, com isso há o impedimento da passagem de luz afetando a fotossíntese tendo a detruição dos plânctons, prejudicando também indiretamente a comunidade costeira que vive da pesca, além de acabar com o ecossistema marinho.
Infelizmente mesmo com todos os recursos existentes no meio petrolífero, o ser humano é extremamente ganâncioso ao ponto de não saber reconhecer seus limites quando se trata de poder e dinheiro, prejudicando o bem mais precioso de todos nós, a VIDA !
 
 
Grupo 2

2 comentários:

  1. O Petróleo NÃO causa nenhum impacto ambiental desde que esteja onde está a milhares e milhares de ano. Porém quando extraído do subsolo ele é altamente POLUENTE, desde sua composição até os particulados resíduos de sua combustão.
    A queima do combustível fóssil está ajudando a alterar o clima no planeta.

    Maria Caroline n° 23 1°B

    ResponderExcluir
  2. o petróleo; quando ocorre vazamento é difícil ,de ser contido por que é poluente e causa muitos danos onde é derramado. nome :mirela santana n:28 1B

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite