terça-feira, 4 de setembro de 2012

LIXO HOSPITALAR

É o lixo que resulta da manipulação em hospitais e clinicas. E deve ser recolhido por empresas especializadas.

Esse lixo representa um grande perigo à saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças. 
O risco resultante do lixo médico infeccioso é considerável – por exemplo, do vírus HIV, da hepatite B e de doenças que estão voltando, tais como a febre amarela, a tuberculose e a febre tifóide – e merece atenção especial.
IDENTIFICAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES:
GRUPO 1: RESÍDUOS INFECCIOSOS -Material proveniente de isolamentos, sangue humano e derivados, material patológico, materiais perfurantes e cortantes, resíduos de diagnóstico e tratamento (gaze, drenos, sondas, absorventes e qualquer material sujo com resíduos e fluidos corpóreos) e peças anatômicas provenientes de amputações e biopsias.
GRUPO 2: RESÍDUOS ESPECIAIS -Material radioativo, farmacêutico e químicos. 
GRUPO 3: RESÍDUOS GERAIS OU COMUNS -Materiais provenientes das áreas administrativas, resíduos alimentares da produção de alimentos, áreas externas e jardins, sucatas e embalagens reaproveitáveis. 

DESTINO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES:
GRUPO 1 - Material perfuro cortante em caixas de papelão reaproveitadas e adaptadas para esta finalidade, demais resíduos em sacos plásticos brancos identificados com a simbologia de material infectante. Destino: incineração ou aterro sanitário através de sistema de coleta especial;
GRUPO 2 - Material radioativo e material farmacêutico são devolvidos aos fabricantes conforme acordo na compra do próprio material;
GRUPO 3 - Vidros, plásticos, papel, papelão, metais e outros materiais recicláveis recebem embalagens próprias conforme o tipo de material - Destino: reciclagem interna ou venda como sucatas diversas.
OBSERVAÇÃO:

- Resíduos infectantes não poderão ser dispostos no meio ambiente sem prévio tratamento ou reciclados.
- Restos alimentares não poderão ser encaminhados para alimentação de animais.

G5

Um comentário:

  1. De fato, o lixo hospitalar deveria ser recolhido por empresas especializadas, o que raramente acontece. Não é muita surpresa ouvir nos jornais ou rádios que lixos hospitalares foram encontrados em aterros sanitários, ou lixões de cidades, o que pode sempre acarretar em problemas, como os catadores de lixo que vão fazer o seu trabalho, buscar o seu sustento, e voltam machucados por várias agulhas ou utensílios médicos. E isso também ocorre com crianças, que gostam de brincar nesses lugares, e voltam da mesma forma. Uma ótima postagem que pode alertar não só alunos, mas qualquer um que use desses aparelhos médicos, como enfermeiros domiciliares.

    Matheus Eugênio n° 26

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite