quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O lixo e suas consequências na sociedade


Com o avanço das novas tecnologias, o aumento acelerado da sociedade e a praticidade que o mundo atual oferece, fica cada vez mais difícil controlar a produção desordenada de lixo nas grandes cidades. 

Devido
 às mudanças ocorridas, a sociedade busca consumir o que é prático e rápido, gerando uma quantidade cada vez maior de lixo, os quais são descartados de maneira imprópria, como é o caso das baterias de celulares, pilhas e as famosas sacolas plásticas que impedem o escoamento das águas das chuvas nos bueiros.
Recentemente, foram tomadas algumas medidas que proíbem a distribuição de sacolinhas plásticas em supermercados e em outros estabelecimentos, porém essa não foi à melhor solução para tal problema. 

É evidente que a população tem uma parcela de culpa em relação a
 esta problemática que preocupa o Brasil. Sendo assim, enquanto os órgãos responsáveis não encontram uma solução para resolver a situação do lixo nas ruas. 

É importante que todos os cidadãos venham conscientizar-se sobre os danos causados ao meio ambiente e os que ainda estão por vir. 

Uma opção para amenizar o problema do lixo na sociedade de consumo é o processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas,
 os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar e principalmente das grandes cidades. Além de gerar emprego para milhares de pessoas. 

Se cada um descartar o seu lixo de maneira correta, separando cada um no seu devido lugar, reaproveitando aqueles que ainda podem ser aproveitados, usando as sobras de comida e cascas de verduras como adubo para as plantas, com certeza o meio ambiente não será tão prejudicado futuramente.
 Cada um fazendo a sua parte o problema pode ser amenizado. 

Um comentário:

  1. G1

    Embora o lixo seja considerado uma grande ameaça à vida, verifica-se que é possível minimizar seus impactos, ao se adotar medidas preventivas, abandonando práticas de consumo exagerado ou então, conscientizando a população, seja em relação ao destino ou às formas de reciclagem do lixo gerado. Assim, é necessário que governo e sociedade assumam novas atitudes, visando gerenciar de modo mais adequado a grande quantidade e diversidade de resíduos que são produzidos diariamente. Estas práticas não só reduzirão o volume de resíduos produzidos diariamente, mas também permitirão o exercício de reuso, culminando num melhor gerenciamento dos resíduos. São atitudes simples e viáveis que podem ser incorporadas cada vez mais, a fim de proteger o ar, o solo e a água, trazendo como conseqüência melhores condições de saúde humana, qualidade de vida e saúde ambiental.

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite