quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lixo industrial






  O Lixo industrial é todo e qualquer resíduo resultante das atividades industriais, estando neste grupo o lixo resultante das construções (entulho). Em geral, esta classe de resíduo é responsável pela contaminação do solo, ar e recursos hídricos, devido à forma de coleta e disposição final, que, na maioria dos centros urbanos, fica a cargo do próprio produtor.
  O lixo industrial pode ser perigoso ao homem e ao ecossistema. Certos lixos industriais são jogados no meio ambiente, precisamente por serem tão danosos. Porém muitos metais e produtos químicos não são naturais e biodegradáveis. Em conseqüência quanto mais se enterra o lixo, mais ciclos naturais estão sendo ameaçados, e o ambiente se torna poluído.
  O fim deste material deveria ser a reciclagem, mas muito desses resíduos são lançados a local não apropriado, principalmente em rios, lagos e até mesmo os mares, causando graves impactos ao meio aquático, como possível quebra do ciclo vital das espécies.
  Um exemplo prático desse descarte errado são os rios do Estado de São Paulo, em sua grande maioria contaminada pelo lançamento de resíduos industriais e de esgotos domésticos, sem nenhum tipo de tratamento prévio ou não tratado adequadamente.
Os resíduos industriais podem ser classificados em quatro categorias:
 Categoria 1 : Os resíduos considerados perigosos, ou seja, que requer cuidados especiais quanto à coleta, acondicionamento, transporte e destino final, pois apresentam substancial periculosidade, real ou potencial, à saúde humana ou aos organismos vivos e se caracterizam pela letalidade, não degradabilidade e pelos efeitos acumulativos adversos.
 Categoria 2 : Os resíduos potencialmente biodegradáveis e/ou combustíveis. 
 Categoria 3 : Os resíduos considerados inertes e incombustíveis.
 Categoria 4 : Os resíduos constituídos por uma mistura variável e heterogênea de substâncias que individualmente poderiam ser classificadas nas categorias 2 ou 3.

3°A - Grupo 3



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite