quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Lixo no Meio Ambiente

   Ao longo dos anos, o lixo passou a ser uma questão de interesse global. E os problemas são os mesmos de um lado a outro do globo: o destino do lixo e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações. Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção utilizados. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (soloágua, ar e paisagens).

MÉTODOS DE ARMAZENAMENTO OU TRATAMENTO DO LIXO




  • Aterro Sanitário
  • Incineração
  • Compostagem
  • Reciclagem


   Embora o lixo seja considerado uma grande ameaça à vida, verifica-se que é possível minimizar seus impactos, ao se adotar medidas preventivas, abandonando práticas de consumo exagerado ou então, conscientizando a população, seja em relação ao destino ou às formas de reciclagem do lixo gerado. Assim, é necessário que governo e sociedade assumam novas atitudes, visando gerenciar de modo mais adequado a grande quantidade e diversidade de resíduos que são produzidos diariamente. Estas práticas não só reduzirão o volume de resíduos produzidos diariamente, mas também permitirão o exercício de reuso, culminando num melhor gerenciamento dos resíduos. São atitudes simples e viáveis que podem ser incorporadas cada vez mais, a fim de proteger o ar, o solo e a água, trazendo como conseqüência melhores condições de saúde humana, qualidade de vida e saúde ambiental.


Grupo: 02

2 comentários:

  1. O lixo é um assunto que pode ser considerado até polêmico devido a várias opiniões que a sociedade possui sobre ele.
    Realmente nos dias de hoje o LIXO não sai da mídia, em todo o lugar se fala de lixo. E mesmo com tantas pessoas nos alertando sobre os problemas que ele pode nos trazer, muitos nem ligam e continuam dando o destino errado ao lixo. A produção do lixo sempre aumenta conforme o tempo e estas soluções apontadas no texto são os melhores destinos que se podem dar a ele. Existem Aterros que já estão em sua capacidade máxima, e mesmo assim o lixo continua chegando a ele. Portanto não basta apenas dar endereço correto ao lixo, também é necessário evitar o desperdício, assim diminuirá a quantidade lixo produzido, e por consequência, menos lixo chega ao Aterro.
    Precisamos salvar o Planeta, pois é nele que você e sua família vive e que muitas outras famílias vão viver !!!



    GRUPO 2 ---- 3º C

    ResponderExcluir
  2. É muito foda isso , tipo governo que não faz programas , ou algo do tipo sabe , pra deixar o lixo em um lugar que não prejudique o meio ambiente se der , ou pelo menos , diminuir o efeito do lixo no ambiente , mas também tem que sair de nossa parte a separação do lixo orgânico , com o lixo reciclável . Temos que ter consciência que cada vez o planeta está ficando mais quente por conta dos problemas ambientais , por exemplo ribeirão , que está um forno , ja é uma consequência por não ter feito nada antes . G6

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite