terça-feira, 11 de setembro de 2012

Poluição e seus efeitos.

A poluição é geralmente conseqüência da atividade humana. É causada pela introdução de substâncias (ou de condições), que normalmente não estão no ambiente ou que nele existem em pequenas quantidades. Poluente é o detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele, ou que não suporta as quantidades que são nele introduzidas. Dois exemplos de poluentes: o gás carbônico (CO2) e fezes humanas.A poluição do ar é caracterizada pela presença de gases tóxicos e partículas líquidas ou sólidas no ar. Os escapamentos dos veículos, as chaminés das fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades de substâncias prejudiciais à saúde. Nos grandes centros urbanos e industriais tornam-se freqüentes os dias em que a poluição atinge níveis críticos.A poluição de água com o petróleo derramado nos mares prejudica a fotossíntese, por interferir na chegada de luz ao fitoplâncton. São assim afetadas as cadeias alimentares marinhas. O acúmulo de certos detritos inertes, como poeiras e argilas, também interfere na transparência da água do mar, de rios e de lagoas e, portanto, compromete a realização da fotossíntese. O despejo de esgoto no mar pode tornar as praias impróprias para o banho, transformando-as em fontes de contaminação por vírus e bactérias. Esgoto orgânico, doméstico ou industrial, lançado nas águas de rios ou lagoas, pode acabar "matando" o ecossistema.A água quente usada em usinas atômicas, quando lançada nos rios ou nos mares, diminui a solubilidade do O2 na água; isso afeta os organismos sensíveis à diminuição do oxigênio. O despejo de substâncias não-biodegradáveis, como detergentes, não sofre ataque dos decompositores e permanecem muito tempo nos ecossistemas. Formam montanhas de espuma em rios poluídos. Sais de chumbo, de níquel, de cádmio, de zinco ou de mercúrio despejados pelas indústrias propagam-se pelas cadeias alimentares aquáticas, intoxicando os organismos e, eventualmente, o homem.

Grupo 6 - 3ºC

4 comentários:

  1. A poluição geralmente afeta crianças e idosos, com a falta de chuva. Geralmente, o tempo fica seco, causando rinite e sinuzite. Mas o ser humano ajuda a causar isso, com o uso excessivo dos veiculos. e a poluição que se solta das grandes fábricas.

    Laura S. de Oliveira N° 21 1° Colegial B

    ResponderExcluir
  2. a poluição é causada pelo ser humano através de substâncias que normalmente não existem no ambiente ,ou existem..
    mais em pequenas quantidades. o poluente é o detrito introduzido num ecossistema não adaptado a ele ou não suportado por..
    ele 2 exemplo: o gás carbônico (c02) e fezes humanas. a poluição do ar tem a presença dos gases tóxicos as partículas liquidas ou sólidas são constantemente lançadas ao ar.
    substancias prejudiciais a saúde como chaminés das fabricas e escapamentos dos veículos, os lugares que frequentemente a poluição atinge níveis críticos são os centros urbanos e industriais.
    oque mais prejudica a fotossíntese é o petróleo derramado nos mares pois interfere na chegada da luz ao fito plâncton assim são efetuadas as cadeias alimentares marinhas. oque também interferem na transparência da agua são a poeira e a argila juntas comprometem a realização da fotossíntese. o despejo de esgoto no mar pode tornar as aguas improprias para banho pois pode haver contaminação de bactérias e vírus.
    o esgoto jogado nas aguas podem acabar matando o ecossistema
    quando o 02 é diminuído nas aguas é causada a diminuição do oxigênio, e quando são jogados substancias não bio degradáveis como detergentes não sofre ataques dos decompositores e assim ficam muito tempo no ecossistema e asim acabam com as cadeias alimentares aquáticas.
    Nome:Mariane de Oliveira Souza N° 44 Serie 1°B

    ResponderExcluir
  3. Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos. Neste sistema em equilíbrio os organismos produzem substâncias que são úteis para outros organismos e assim sucessivamente. A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por microorganismos, ou lançados pelo homem na natureza, forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente, provocando alterações na sobrevivência das espécies. A poluição pode ser entendida, ainda, como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
    1º I g5

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite