quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Problemas gerados pela poluição: Poluição do ar.



Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos. Outros problemas de saúde são: irritação na pele, lacrimação exagerada, infecção nos olhos, ardência na mucosa da garganta e processos inflamatórios no sistema circulatório (quando os poluentes chegam à circulação). Em dias secos e com poluição do ar alta, é recomendado beber mais água do que o normal, evitar atividades físicas ao ar livre, utilizar umidificador dentro de casa (principalmente das 10h às 16h) e limpar o chão de casa com pano úmido). 
A poluição também tem prejudicado os ecossistemas e o patrimônio histórico e cultural em geral. Fruto desta poluição, a chuva ácida mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos. Recentemente, a Acrópole de Atenas teve que passar por um processo de restauração, pois a milenar construção estava sofrendo com a poluição da capital grega. 
O clima também é afetado pela poluição do ar. O fenômeno do efeito estufa está aumentando a temperatura em nosso planeta. Ele ocorre da seguinte forma: os gases poluentes formam uma camada de poluição na atmosfera, bloqueando a dissipação do calor. Desta forma, o calor fica concentrado na atmosfera, provocando mudanças climáticas. Futuramente, pesquisadores afirmam que poderemos ter a elevação do nível de água dos oceanos, provocando o alagamento de ilhas e cidades litorâneas. Muitas espécies de animais poderão ser extintas e tufões e maremotos poderão ocorrer com mais freqüência.

Existem inúmeras dicas corretivas e preventivas para tentar amenizar esse problema, dentre elas:

- Estipular limites dos níveis de poluição nos ambientes urbanos e rurais.
- Critérios rigorosos quanto às normas de emissão de gases.
- Incentivar o uso de tecnologias menos poluentes.
- Uso de equipamentos que reduzem os níveis de gases emitidos, dos quais podemos citar: catalisadores automotivos, filtros despoluidores nas chaminés das indústrias, além de outros.
- Monitorar constantemente lugares onde são depositados resíduos sólidos, para que não haja incêndios.
- Preservação de florestas naturais.
- Implantação de sistema de transporte coletivo de qualidade.
- Criação e expansão de áreas verdes nas áreas urbanas, como praças arborizadas, parques ecológicos, jardins, entre outros.

3°C - Grupo 5

Um comentário:

  1. A poluição do ar está cada vez mais prejudicando as crianças e os idosos, que são os mais frágeis, gerando problemas respiratórios. Mas o nível de poluição não será reduzido apenas com as pessoas fazendo propagandas, para que a população se conscientize. É preciso que alguém tome atitude, e não fique apenas falando.

    Nome:Thalita Da Silva Ribeiro N°36 1°B

    ResponderExcluir

Deixe sua contribuição no blog dos alunos da EE prof. Cid de Oliveira Leite